Nossa Cultura

O Método DeRose é uma urdidura entre conceitos e técnicas oriundas de tradições culturais muito antigas.

Ou de forma mais extensa:

O Método DeRose é uma proposta de life style coaching com ênfase em boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Algumas das nossas ferramentas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas orgânicas que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimora mento da descontração emocional e da concentração mental. Tudo isso, em última instância, visando à expansão da lucidez e ao autoconhecimento.

Leia o artigo abaixo:

Método DeRose é uma Cultura

por Alexandre Montagna.

O mundo tem acesso à cultura do bom viver e à chave da vida plena em todos os aspectos. Há muito tempo, esta chave surgiu na forma de três grandes filosofias que nasceram aproximadamente na mesma época, e cada uma é um complemento espontâneo da outra, pois uma é estritamente prática, outra é teórica e a terceira é comportamental. Para facilitar a leitura, pouparei o leitor dos nomes destas filosofias, já que estes estão em idioma sânscrito, que é desconhecido do grande público.

As filosofias prática e comportamental compartilham um mesmo objetivo: a libertação. Libertação dos condicionamentos e das amarras da personalidade, numa conquista absoluta do autoconhecimento e união com a própria essência, ou Self. Contudo, a teoria, naturalista e não-mística, limita-se a estruturar o mapa da mina, enquanto a prática constitui a caminhada terra-a-terra que ruma ao tesouro, na orientação indicada pelo mapa. A filosofia comportamental possui características matriarcais, sensoriais e desrepressoras, e orienta a maneira de interagir com os demais seres, com a natureza e consigo próprio, preconizando a melhor maneira de fazer qualquer coisa (possível definição presente no Sanskrit-English Dictionary, de Sir Monier Williams).

Juntas, essas três filosofias possuem o valor de um diamante do tamanho dos nossos sonhos. Vivenciar os conceitos e técnicas desta cultura é como trazer o paraíso à Terra.

O educador DeRose começou em 1960 a sua trajetória exponencial que culminou na busca e sistematização desta herança ancestral, inserindo-a dentro de um Método, e tornando-o uma belíssima proposta de life style coaching. O Método leva o nome de seu próprio sistematizador, DeRose, devido aos seus méritos: observação, pesquisa e codificação dessas raízes filosóficas, e ainda contando com o apoio e o amparo bibliográfico de diversos Mestres e estudiosos dessas filosofias ancestrais.

Portanto, quando você se deparar com uma escola certificada pelo Método DeRose em qualquer um dos países que já o acolheram, saberá que trata-se de um oásis em sua cidade: lá você terá acesso à beleza desta cultura, praticando muitas técnicas que visam o autoconhecimento, e absorvendo maravilhosos conceitos comportamentais, desenvolvendo politesse e sensorialidade, e conceitos teóricos, compreendendo o Universo sem misticismo.

Prepare-se, é muita coisa boa! Há um enorme conhecimento que o aguarda dentro de cada uma destas escolas. Tenho a convicção de que você sentirá a beleza e o refino do que encontrará. Enquanto isso, fico torcendo para que sua caminhada seja forte, mas na medida certa, pois a mesma luz que ilumina os olhos é a que pode cegá-los se for excessiva.

Posts relacionados nesta categoria:

[catlist id=25 orderby=date order=desc numberposts=-1 date=yes]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *